Criatividade e Educação do superdotado.
Quando analisamos a literatura encontramos sempre relacionados com a educação do superdotado um elemento fundamentalmente, importante que é considerada um componente da educação dos superdotados a “criatividade”, alguns autores concebem a criatividade como sinônimo de superdotação ( Feldhusen, 1985).
O professor deve criar ocasiões para que a criatividade possa estar presente no contexto da sala de aula. Sugerimos a seguir algumas estratégias que podem ser utilizadas para tornar a sala de aula um ambiente ainda mais prazeroso, instigante e promotor de experiências.
01 | Não se restrinja a exercícios e atividades que possibilitem apenas uma única resposta correta. Utilize também exercícios que estimule os alunos a serem o mais criativo e original em suas respostas; |
02 | Valorize as ideais originais de seus alunos; |
03 | Uma idéia original é apenas o primeiro passo, lembre os alunos da importância de rever e repensar as idéias criativas; |
04 | Encoraje os alunos a apresentar e defender as suas idéias; |
05 | Acentue o que cada aluno tem de melhor e informe-o sobre os seus “ pontos fortes”; |
06 | Desenvolva atividades que requeiram dos alunos iniciativas e independência; |
07 | Estimule a curiosidade dos alunos por meio das tarefas propostas em sala de aula; |
08 | Faça perguntas motivadoras, que incentivem os alunos a pensar e raciocinar; |
09 | De tempo aos alunos para pensar e desenvolver idéias; |
10 | De chances aos alunos para discordar e expor seus pontos de vista; |
11 | Diversifique as metodologias utilizadas em salas de aula; |
12 | Exponha aos alunos apenas criticas construtivas; |
13 | Reconheça que a criatividade incorpora uma variedade de processos; |
14 | Lembre-se que os alunos expressam de forma mais plena as suas habilidades criativas quando realizam atividades que lhe dão prazer. Como o manter vivo o prazer de aprender deve ser alvo de atenção de todos os professores, é relevante também que os alunos percebam em seus professores o prazer de aprender que caracteriza o docente que tem uma relação amorosa com o conhecimento, com as disciplinas sob sua responsabilidade; |
15 | Exponhas aos alunos a vários tipos de tarefas e atividades que requeiram tanto o uso do pensamento criativo quanto de outras habilidades; |
16 | Ajude os alunos a se libertarem do medo de cometer erros, manifestando tolerância e respeito pelas suas idéias, questões; |
17 | Proteja as produções dos alunos da critica destrutiva e da zombaria dos colegas; |
Saiba mais em: Referência: FLEITH, Denise de Souza. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: Orientações a pais e professores. Porto Alegre. Artmed 2007. Pág.156-158
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