terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Papel do Professor na educação do superdotado

Criatividade e Educação do superdotado.

Quando analisamos a literatura encontramos sempre relacionados com a educação do superdotado um elemento fundamentalmente, importante que é considerada um componente da educação dos superdotados a “criatividade”, alguns autores concebem a criatividade como sinônimo de superdotação ( Feldhusen, 1985).

O professor deve criar ocasiões para que a criatividade possa estar presente no contexto da sala de aula. Sugerimos a seguir algumas estratégias que podem ser utilizadas para tornar a sala de aula um ambiente ainda mais prazeroso, instigante e promotor de experiências.

01

Não se restrinja a exercícios e atividades que possibilitem apenas uma única resposta correta. Utilize também exercícios que estimule os alunos a serem o mais criativo e original em suas respostas;

02

Valorize as ideais originais de seus alunos;

03

Uma idéia original é apenas o primeiro passo, lembre os alunos da importância de rever e repensar as idéias criativas;

04

Encoraje os alunos a apresentar e defender as suas idéias;

05

Acentue o que cada aluno tem de melhor e informe-o sobre os seus “ pontos fortes”;

06

Desenvolva atividades que requeiram dos alunos iniciativas e independência;

07

Estimule a curiosidade dos alunos por meio das tarefas propostas em sala de aula;

08

Faça perguntas motivadoras, que incentivem os alunos a pensar e raciocinar;

09

De tempo aos alunos para pensar e desenvolver idéias;

10

De chances aos alunos para discordar e expor seus pontos de vista;

11

Diversifique as metodologias utilizadas em salas de aula;

12

Exponha aos alunos apenas criticas construtivas;

13

Reconheça que a criatividade incorpora uma variedade de processos;

14

Lembre-se que os alunos expressam de forma mais plena as suas habilidades criativas quando realizam atividades que lhe dão prazer. Como o manter vivo o prazer de aprender deve ser alvo de atenção de todos os professores, é relevante também que os alunos percebam em seus professores o prazer de aprender que caracteriza o docente que tem uma relação amorosa com o conhecimento, com as disciplinas sob sua responsabilidade;

15

Exponhas aos alunos a vários tipos de tarefas e atividades que requeiram tanto o uso do pensamento criativo quanto de outras habilidades;

16

Ajude os alunos a se libertarem do medo de cometer erros, manifestando tolerância e respeito pelas suas idéias, questões;

17

Proteja as produções dos alunos da critica destrutiva e da zombaria dos colegas;

Saiba mais em: Referência: FLEITH, Denise de Souza. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: Orientações a pais e professores. Porto Alegre. Artmed 2007. Pág.156-158

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