terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Identificando seu aluno Superdotado

As crianças que apresentam a superdotação escolar tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):

Formulário para a identificação do superdotado. Reserve alguns minutos para listar os nomes de alunos que venha primeiramente á sua mente quando você lê a descrição abaixo. Utilize essa lista como uma associação livre e de forma rápida. É bem provável que você encontre mais do que um aluno para cada descrição.

01

Aprende fácil e rapidamente;

02

Original imaginativo, imaginativo,criativo, não- convencional;

03

Amplamente informado, informado em áreas não comuns;

04

Pena de forma incomum para resolver problemas;

05

Persistente, independente, auto- direcionado ( faz coisa sem que seja mandado;

06

Persuasivo, capaz de influenciar os outros;

07

Mostra senso comum, pode não tolerar tolices;

08

Inquisitivo, cético, curioso sobre como e porque das coisas

09

Adapta-se a uma variedade de situação e novos ambientes;

10

Esperto ao fazer coisas com materiais comuns;

11

Habilidades nas artes ( Música, dança ,desenho e etc.);

12

Entende a importância da natureza ( tempo, lua, sol, estrela,solo,etc.);

13

Vocabulário excepcional, verbalmente fluente;

14

Aprende facilmente novas línguas;

15

Trabalhador independente, mostra iniciativas;

16

Bom julgamento lógico;

17

Flexível, aberto;

18

Versátil, muitos interesses, interesses além da idade cronológica;

19

Mostra insight e percepções incomuns;

20

Demonstra alto nível de sensibilidade, empatia com relação aos outros;

21

Apresenta excelente senso de humor;

22

Resiste á rotina e repetição;

23

Expressa idéias e reações, frequentemente de forma argumentativa;

24

Sensível á verdade e á honra.

Fonte: Galbraith e Delisle (1996,p.14)

Leia mais em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário