As crianças que apresentam a superdotação escolar tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):
Formulário para a identificação do superdotado. Reserve alguns minutos para listar os nomes de alunos que venha primeiramente á sua mente quando você lê a descrição abaixo. Utilize essa lista como uma associação livre e de forma rápida. É bem provável que você encontre mais do que um aluno para cada descrição.
01 | Aprende fácil e rapidamente; |
02 | Original imaginativo, imaginativo,criativo, não- convencional; |
03 | Amplamente informado, informado em áreas não comuns; |
04 | Pena de forma incomum para resolver problemas; |
05 | Persistente, independente, auto- direcionado ( faz coisa sem que seja mandado; |
06 | Persuasivo, capaz de influenciar os outros; |
07 | Mostra senso comum, pode não tolerar tolices; |
08 | Inquisitivo, cético, curioso sobre como e porque das coisas |
09 | Adapta-se a uma variedade de situação e novos ambientes; |
10 | Esperto ao fazer coisas com materiais comuns; |
11 | Habilidades nas artes ( Música, dança ,desenho e etc.); |
12 | Entende a importância da natureza ( tempo, lua, sol, estrela,solo,etc.); |
13 | Vocabulário excepcional, verbalmente fluente; |
14 | Aprende facilmente novas línguas; |
15 | Trabalhador independente, mostra iniciativas; |
16 | Bom julgamento lógico; |
17 | Flexível, aberto; |
18 | Versátil, muitos interesses, interesses além da idade cronológica; |
19 | Mostra insight e percepções incomuns; |
20 | Demonstra alto nível de sensibilidade, empatia com relação aos outros; |
21 | Apresenta excelente senso de humor; |
22 | Resiste á rotina e repetição; |
23 | Expressa idéias e reações, frequentemente de forma argumentativa; |
24 | Sensível á verdade e á honra. |
Fonte: Galbraith e Delisle (1996,p.14)
Leia mais em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário