terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comportamentos que inibem a criatividade do aluno superdotado

Os professores devem sempre se atentar a algumas praticas educacionais que limitam o desenvolvimento potencial dos alunos com altas habilidades. A seguir listarei alguns exemplos:

01

Ensino voltado para o passado, enfatizando-se, sobretudo a reprodução e a memorização do conhecimento.

02

Práticas de exercícios que admitem apenas uma única resposta, fortalecendo-se a dicotomia certo-errado e cultivando-se o medo do erro e do fracasso.

03

Destaque á incompetência, á ignorância e á incapacidade do aluno, deixando de informá-lo a respeito de seus “pontos-fortes”, habilidades e domínios em que se sobressai.

04

Conteúdo de disciplinas voltado unicamente para o conhecimento do mundo exterior, pouco contribuindo para o auto-onhecimento.

05

Desenvolvimento de um número limitado de habilidades cognitivas, com poucas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades de análise, síntese e avaliação.

06

Ênfase na obediência, na passividade, na dependência e no conformismo ás regras de conduta em sala de aula. Padrões de comportamento, caracterizados por autonomia, curiosidade, iniciativa, persistência, coragem para expressar e defender novas idéias, são pouco estimulados.

07

Desconsideração da fantasia e da imaginação como dimensões importantes da mente.

08

Descaso em cultivar uma visão otimista do futuro.

09

Padronização do conteúdo, aliado ao pressuposto de que todos devem aprender no mesmo ritmo e da mesma forma.


Saiba mais em: Referência: FLEITH, Denise de Souza. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: Orientações a pais e professores. Porto Alegre. Artmed 2007. Pág.143 e 144.

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